Notícias

14/12/2023 Boletim CDAPH

2024-02-23

Título: Cordialidade
Ano: 2023
Dimensões: 25x17.3 cm
Técnica: Colagem sobre papel kraft 40g

Criação da imagem: Maria Fernanda Carmignotto 

Educadora, produtora cultural e colagista independente é graduada em História com especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP. Como produtora, agenciou grupos teatrais, circulou com espetáculos pelo interior de SP e mediou apresentações artísticas em parceria com o poder público de Bragança Paulista. Foi coordenadora da Ong Entrando em Cena por sete anos (2014 a 2021) e participou da realização de projetos incentivados por Leis de promoção à cultura, como o Memórias Vivas, Imagens Vivas Bragantinas (2013-2016) e C.O.R.P.O (desde 2019). Idealizou, junto a parceiros, o núcleo educativo da Fazenda Serrinha, o qual coordenou de 2014 a 2020. Atualmente integra a equipe de dois espaços culturais: a Casa Lebre (2020) e o espaço Edith Cultura (2014), onde contribui ativamente para o desenvolvimento do setor cultural do município, promovendo ações de formação, difusão e convivência, qualificando jovens para o trabalho e ampliando acessos às artes em diferentes contextos. Também ministra cursos nas áreas de mediação cultural e arte educação. Em 2022, teve a sua primeira participação como curadora de exposição coletiva de colagem - Entre um Fragmento e Outro, Cabe o Mundo - na Casa Lebre, em Bragança Paulista. Em 2023, realizou sua primeira intervenção artística como colagista, no projeto "Nós, rio", da fotógrafa Bella Tozini. Há três anos, integra o ateliê de pesquisa em colagem orientado pela artista visual Sofia Lemos. ‎

Saiba mais sobre 14/12/2023 Boletim CDAPH

Edição Atual

v. 5 n. 1 (2023): BOLETIM CDAPH
Título: Cordialidade  ano: 2023  dimensões: 25x17.3 cm  técnica: Colagem sobre papel kraft 40g

Publicação contínua

ISSN-e:  2675-6986

Este periódico online é uma publicação do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH) da Universidade São Francisco (USF), esta entidade localiza-se no câmpus de Bragança Paulista e tem suas origens lá por meados da década de 1980.

Em 2020, o Boletim CDAPH-USF retoma sua trajetória. O seu objetivo é divulgar artigos acerca do Patrimônio Cultural – sobretudo, daqueles que focalizam a potência e a urgência de iniciativas que tomem tal tema enquanto uma provocação salutar, capaz de estimular a busca por alternativas de resistência ao apagamento de narrativas outras, oriundas de diferentes grupos sociais, para além daqueles afeitos, tão somente, aos saberes e práticas hegemônicas.

Em meio as mazelas decorrentes da trágica pandemia do COVID 19, que tomou de assalto o cotidiano de todos, em esfera global – o Boletim do CDAPH-USF foi retomado com o intuito de colocar em circulação trabalhos de diferentes matizes, acerca do patrimônio. Essa retomada deriva da intenção de fomentar e acolher no periódico problemáticas relativas ao patrimônio cultural, matizadas por experiências coletivas. Problemáticas estas atravessadas por tensões sociais, disputas simbólicas e conflitos de interesses, que pressupõem dinâmicas sociais plurais.

Tal intenção sinaliza que acreditamos nas potencialidades de pesquisas que buscam tensionar o imbricamento entre a diversidade de memórias e histórias que estão em confronto no processo de valorização de determinados patrimônios e/ou manifestações culturais em detrimento de outros, sobretudo daqueles oriundos dos grupos minoritários. 

A retomada do Boletim também reafirma a vocação do CDAPH-USF como entidade destinada a salvaguardar fontes documentais tanto quanto divulgar pesquisas e acervos distintos, sob tal perspectiva visa alcançar o público em geral, mas também os pesquisadores que privilegiam o patrimônio cultural – no seu sentido mais amplo; como campo de interesse de suas pesquisas.

O Boletim ainda se propõe a acolher artigos de especialistas brasileiros e estrangeiros sobre diferentes áreas do conhecimento que se conectam com temáticas patrimoniais; publicar fontes fac-símiles e disponibilizar on line os Colóquios de Educação Patrimonial, promovidos pelo CDAPH-USF. Por conseguinte, esse número traz seis artigos, uma seção dedicada à extensão universitária na USF e dois documentos fac-símiles.

Publicado: 2024-02-27
Ver Todas as Edições

O Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF, está localizado no Campus Bragança Paulista e constitui um espaço de referência na pesquisa em história e historiografia da educação brasileira.

Isso porque, muitos dos documentos que compõem o acervo do CDAPH são exemplares únicos, de origem e natureza diversas. Dado o perfil de seu acervo, fomenta e oferece subsídios tanto à pesquisa de alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, como também, acolhe demandas da sociedade em geral e de diferentes instituições acadêmicas.

O CDAPH possibilita a implementação de atividades voltadas à identificação, coleta, preservação, tratamento e divulgação de acervos de natureza arquivística e bibliográfica, assim como, também digitaliza alguns conjuntos documentais visando garantir a conservação e a acessibilidade dos mesmos para um público mais amplo.

Entre as iniciativas possibilitadas pelo acervo, destacam-se:

  • A promoção de diferentes atividades, tais como: visitas monitoradas, cursos e eventos visando ampliar e garantir o acesso e a divulgação do conhecimento produzido no universo acadêmico junto à sociedade em geral;
  • A participação em iniciativas de preservação do patrimônio histórico e cultural.