Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

O Boletim CDAPH utiliza obrigatoriamente as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  • Referências - Elaboração (NBR-6023/2018);
  • Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520/2002);
  • Numeração progressiva das seções de um documento escrito (NBR-6024/2003);
  • Resumo - Apresentação (NBR 6028/2003).

NOTA GERAL

1 Para apresentação de dados tabulares ver norma do IBGE, ou modelo na estrutura do arquivo para ser submetido (inserir template).

2 Recomenda-se indicar em nota de rodapé, na página onde forem citadas, as informações oriundas de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados, sendo que as mesmas não devem ser incluídas na lista de referências.

3 Nas referências uso de negrito no título ao invés de sublinhar e itálico. (Ver sistema para gerar referências)

4 O texto deverá conter entre 15  a 20 páginasOs textos acima disso, serão devolvidos para reformulação.

5 O texto deve conter no máximo 3 autores no manuscrito, sendo que um dos 3 deve obrigatoriamente possuir o título de doutor(a), ou ter doutorado em andamento.  

6 No corpo do resumo não deverá conter citações. As mesmas devem ser retiradas, deixando o texto claro e objetivo. Obrigatório a inclusão do resumo em português e inglês. 

7 Por decisão da Comissão Editorial, caso o autor principal esqueça de incluir eventuais coautores no sistema no ato da submissão, esse procedimento deverá ser comunicado de imediato por e-mail (boletimcdaph@usf.edu.br), antes mesmo de encaminharmos para avaliação, pois a comunicação pós-avaliação não será considerada, e não serão incluídos os demais coautores.

8 Todos deverão ter o registro do ORCID e Lattes informados no Cadastrado dos metadados.

 

ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO DO ARQUIVO

O manuscrito submetido deve estar dentro das normas inseridas no template de submissão. O uso do template é obrigatório no ato da submissão. Textos submetidos sem essa estrutura serão devolvidos para reformulação. Caso contrário, o texto será rejeitado na pré-avaliação. 

1 Estruturação dos cabeçalhos das seções/subdivisões:

1.1 Os cabeçalhos das seções/subdivisões devem ser breves e claros.

1.2 Acrônimos e abreviações devem estar entre parênteses e serem precedidos de seu significado completo quando do primeiro uso no texto.

2 Configuração do texto:

2.1 A configuração do texto deve ser Times New Roman 12, justificado;

2.2 O espaçamento do texto deve ter 1,5, com recuo de 1 Tab na 1ª linha dos parágrafos, sem espaçamento nos parágrafos. Nos títulos/subtítulos de seções, dê um espaçamento de um parágrafo.  

2.3 Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Para ênfase ou destaque usar negrito, ‘aspas simples’ ou “aspas duplas”.

3 Formatação das citações

1.1 No caso de citações diretas curtas (até 3 linhas), as mesmas devem ser colocadas entre aspas duplas.

      Exemplo:


                Silva (2005, p.41), afirma que “[...] lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut vulputate tincidunt turpis at tincidunt”.

 

1.2 A citação deve ser antecedida ou seguida da indicação da fonte, conforme as regras acima, adicionando-se, ainda, a(s) página(s) das quais foram retiradas.

1.2 No caso de citações longas (mais de três linhas), a configuração do texto segue: Times New Roman 10, justificado, espaçamento simples, com recuo de 4 cm no parágrafo inteiro.

Exemplo:


 

CADASTRO NO ORCID

1 - Como forma de padronização de autoria, o Comitê do Boletim CDAPH tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador, e deve conter no ato do registro, informações da formação acadêmica e o vínculo empregatício (emprego, caso tenha).

2 - O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register

3 - Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://" (por exemplo: https://orcid.org/0000-0002-1825-0097).  É obrigatório o registro ORCID de todos os autores.

 

ILUSTRAÇÕES

1 - Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos devem ser inseridos no texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 300 dpi reais (não interpolados).

2 - Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução ótica sem compressão (módulo highdefinition).

3 - Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.

4 - A nomenclatura para este tipo de material deve ser: Figura com a numeração progressiva separando-se por hífen. Exemplo: Figura 1. Sala de aula restaurada - deve ser colocada abaixo do material em forma de legenda. (Essa informação fica abaixo da Figura ou do Gráfico).

5 - As Tabelas devem ser acompanhadas de título que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocado sempre acima. Seguir as normas de tabelas do IBGE.  (Essa informação fica acima da Tabela).

6 - Para Quadros, a nomenclatura deve ser colocada acima da ilustração. Exemplo: Quadro 1. A estrutura da escola. (Essa informação fica acima do Quadro).

 

PRAZO DE RECEBIMENTO DA SUBMISSÃO, AVALIAÇÃO E DECISÃO EDITORIAL

  • A editoria do Boletim CDAPH informa que desde o prazo de recebimento dos originais até a decisão editorial final, o prazo varia de 30 a 120 dias, de acordo com a área de interesse encaminhada para avaliação.  Como a avaliação é um serviço voluntário para a revista, dependemos da boa vontade e disponibilidade dos avaliadores.

 

Dossiê

Conjunto de trabalhos científicos com finalidade temática única, que será definido pela Comissão Editorial. O limite de trabalhos na seção de dossiê é de oito textos

Artigos

Esta seção compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.

Extensão em Foco

Esta seção destina-se às iniciativas c.oncluídas ou em andamento voltadas às práticas extensionistas que priorizem temáticas relativas ao patrimônio cultural ou ambiental. 

Entrevista

Esta seção destina-se a apresentar entrevistas de relato de trabalhos e experiências profissionais que contribua com a área de atuação.

Notícias

Esta seção destina-se a divulgação de projetos, eventos, lançamentos de publicações, cursos, dentre outras possíveis iniciativas na área patrimonial.

Documentos Fac-similes

Conjunto de documentos de acordo com o artigo 1º da Lei nº 9.800/99, que permite a utilização do sistema de transmissão de dados e imagens denominado "fac-símile" 
Facsimile ou fac-simile (do latim fac simile = faz igual) é toda cópia ou reprodução que apresenta uma grande semelhança com o original. Uma edição facsímile ou facsimilar é uma edição nova (frequentemente de um livro antigo) que apresenta uma reprodução exata da edição original, incluindo fontes de letras, escala, ilustrações, diagramação e paginação.
 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.