Sobre a Revista

Política de Acesso Livre

O Boletim CDAPH oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

É um periódico do Centro de Documentação e Apoio a Pesquisa em História da Educação (CDAPH) da Universidade São Francisco (USF). É uma publicação de demanda espontânea, cujo escopo é divulgar estudos inéditos sobre patrimônio cultural, educação patrimonial, fontes documentais e iniciativas culturais. Inscreve-se na área das ciências humanas e sociais aplicadas, em particular da educação e história, bem como das ciências da informação, arquivologia e biblioteconomia.

É composto pelas seções Dossiê Temático, Artigos, Entrevista, Extensão em foco, Documentos Fac-símiles e Notícias.

As contribuições deverão ser inéditas e serão submetidas a uma avaliação de acordo com o sistema duplo-cego. Os conteúdos não refletem a posição, opinião ou filosofia, nem do CDAPH nem da Universidade São Francisco.

 

Periodicidade

O Boletim CDAPH a partir do volume 4 de 2020, passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida. Publicaremos os artigos aprovados em vários conjuntos em um volume por ano. O sumário completo e o editorial serão publicados junto com o último conjunto de artigos do volume do ano correspondente.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os avaliadores são selecionados pelos editores da revista e convidados para compor o comitê editorial ou atuarem como avaliadores ad hocs. São pesquisadores com a titulação mínima de doutorado.

Os artigos submetidos ao Boletim CDAPH são encaminhados a dois avaliadores, preferencialmente que tenham aproximações com o foco da pesquisa. Podem ocorrer os seguintes casos nessa avaliação:

  1. O texto é aprovado pelos dois avaliadores: o texto é aprovado para publicação, os autores são notificados e o texto deve seguir para a etapa de revisão.
  2. O texto é rejeitado pelos dois avaliadores, o texto é arquivado, os autores são notificados.
  3. Há sugestões de modificações no texto por um ou pelos dois avaliadores: o texto é encaminhado aos autores para as revisões solicitadas; quando devolvidos, o texto passa por uma avaliação dos editores, a fim de conferir as alterações feitas. Se aprovado, ele segue para a etapa de revisão.
  4. O texto não é aprovado, mas sugere-se encaminhamento para nova rodada de avaliação. Os autores são notificados e o periódico coloca-se à disposição para receber nova versão do texto.