https://boletimcdaph.usf.edu.br/rc/issue/feed Boletim CDAPH 2024-03-12T11:07:15-03:00 Fátima Guimarães; Cleonice Souza e Roberto P. T. Lima boletimcdaph@usf.edu.br Open Journal Systems <p>O Boletim CDAPH é um periódico do Centro de Documentação e Apoio a Pesquisa em História da Educação (CDAPH) da Universidade São Francisco (USF). É uma publicação de demanda espontânea, cujo escopo é divulgar estudos inéditos sobre patrimônio cultural, educação patrimonial, fontes documentais e iniciativas culturais. Inscreve-se na área das ciências humanas e sociais aplicadas, em particular da educação e história, bem como das ciências da informação, arquivologia e biblioteconomia. É composto pelas seções Dossiê Temático, Artigos, Entrevista, Extensão em foco, Documentos Fac-símiles e Notícias. As contribuições deverão ser inéditas e serão submetidas a uma avaliação de acordo com o sistema duplo-cego. Os conteúdos não refletem a posição, opinião ou filosofia, nem do CDAPH nem da Universidade São Francisco.</p> https://boletimcdaph.usf.edu.br/rc/article/view/42 Tratamento dos menores delinquentes e abandonados contextualização, descrição técnica e processo de digitalização 2024-03-08T09:37:30-03:00 Cleonice Aparecida de Souza cleonice.souza@usf.edu.br 2024-03-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Boletim CDAPH https://boletimcdaph.usf.edu.br/rc/article/view/41 Tecendo memórias 2024-03-12T11:07:15-03:00 Cleonice Aparecida de Souza cleonice.souza@usf.edu.br <p>O artigo apresenta os "Encontros Lugares de Memória" organizados em parceria pelo Centro de Documentação Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH) e o Sistema de Bibliotecas (SIBUSF), ambos da Universidade São Francisco, e a Secretaria Municipal de Cultura de Bragança Paulista. Os Encontros tiveram por objetivo destacar a importância dos acervos locais para a história e a educação. Os eventos trataram das diferentes unidades informacionais: arquivos, museus, centros de documentação e bibliotecas existentes no município, bem como das potencialidades da difusão cultural, ressaltando-se a importância do diálogo contínuo e do envolvimento da comunidade na preservação da memória e promoção da educação patrimonial. Salientou-se que o formato híbrido do II Encontro demonstrou a capacidade de envolver um público diversificado e estimular discussões significativas sobre esses temas.</p> 2024-03-12T11:07:15-03:00 Copyright (c) 2024 Boletim CDAPH